Israel põe pedido de compra de 25 aviões F-15-EX da Boeing
O F-15-EX é o modelo mais recente da plataforma F-15 Strike Eagle variante de caça de supremacia aérea e ataque pesado ao solo deste avião fenomenal. Foi adotada pelos EUA em meados de 2021.
A notícia veio ao mesmo tempo em que está sendo realizado um exercício militar conjunto com a marinha e a força aérea norte-americanas no Mar Mediterrâneo.
O modelo EX possui tudo de mais avançado em termos de eletrônica militar contemporânea e pode transportar em pontos nas asas e fuselagem 10 toneladas de bombas, mísseis e armamentos. Entre eles, os enormes mísseis perfurantes e destruidores de bunkers subterrâneos e mísseis e bombas atômicas. Adicionalmente a Boeing já preparou a aeronave e seu sistema de computador para lançar o primeiro modelo de míssil hipersônico embarcado em avião fabricado nos EUA.
A licitação para a fabricação do primeiro míssil ar-terra hipersônico americano foi vencida pela Raytheon e o modelo será bem menor que os soviéticos, podendo alcançar 5 vezes a velocidade do som, 6.100 km/h. Um bombardeiro B-52 poderá transportar e lançar 20 mísseis destes e um F-15-EX provavelmente transportará dois, restando ainda mais 3,5 toneladas de capacidade para outros mísseis e bombas.
Israel tem ampla experiência com a plataforma F-15, operando 100 aeronaves. Mas nada neste setor é rápido. Espera-se a primeira entrega para 2028. A IAF informou que poderá rapidamente dobrar o pedido para 50 unidades. O governo de Israel afirma que isso aumentará sua capacidade para conter o Irã. Ok… daqui a cinco anos. Então nada parece que vai acontecer por enquanto.
Os Strike Eagle normalmente são pintados em cores escuras foscas e sua atuação básica é em ataques noturnos. Atinge 2.655 km/h (2,5 vezes a velocidade do som) e pode atacar alvos a 1.850 km de distância e voltar sem reabastecimento em voo. Atinge a altitude de 18.200 metros (a aviação comercial voa entre 9.000 e 11.000 metros de altitude).
Imagem: um lindo sobrevoo de Massada, por quatro F-15 israelenses em 2017. O mais afastado, em preto fosco é um F-15-E Strike Eagle. Foto de divulgação da IAF.