IsraelÚltimas notícias

A unidade canina israelense ‘Oketz’ ajudou a resgatar 200 vidas

A unidade canina das Forças de Defesa de Israel, Oketz, desempenhou um papel significativo no resgate de 200 israelenses e na eliminação de 10 terroristas do Hamas no Kibutz Be’eri. No entanto, um incidente separado no Kibutz Kfar Aza teve um resultado trágico. Um cachorro chamado Nauru foi enviado para rastrear terroristas e armas, expondo com sucesso sua localização. Enquanto os soldados das FDI (Forças de Defesa de Israel) neutralizaram os terroristas, Nauru perdeu tragicamente a vida durante o intenso combate. Os soldados recuperaram os restos mortais de Nauru para um enterro adequado.

Em outro incidente, um K-9 chamado “Charlie” conseguiu localizar um líder sênior do Hamas e iniciou contato antes que os soldados israelenses pudessem apoiar o cão e prender o terrorista.

Segundo um comandante da unidade Oketz, as forças israelenses K-9 começarão em breve a voltar a sua atenção para as operações ofensivas contra o Hamas na Faixa de Gaza.

De acordo com o site do porta-voz da IDF, Oketz, que significa “picada” em hebraico, é sua principal unidade canina. “Opera com cães especialmente treinados para missões na área de contraterrorismo, busca e salvamento e outras finalidades específicas. A unidade atua em todas as regiões do país”.

E continua: “A adesão à unidade é voluntária e, portanto, os soldados passam por difíceis seleções e testes antes de ingressar na unidade. Cada cão é treinado para ter uma especialidade específica (ataque, busca e salvamento, localização de armas, detecção de explosivos, etc.)

Aproximadamente 50 armadilhas e dezenas de esconderijos de armas foram localizados pelos caças e cães da Unidade Oketz (K-9) antes da pausa operacional.

Infelizmente, quatro cães que lutaram ao lado das tropas foram mortos em combate enquanto defendiam soldados em Gaza. Eles serão enterrados no cemitério da unidade.

Marcia Salomão

Publicitária, com formação em publicidade, propaganda, marketing e relações públicas, Atua nas áreas de produção editorial e assessoria de imprensa.