judaísmoÚltimas notícias

O rapper americano Kanye West provoca nova polêmica envolvendo judeus

Para marcar o lançamento de seu novo álbum, Kanye West organizou um pequeno passeio em Dubai com amigos, incluindo Chris Brown, e sua esposa, Bianca Censori. No entanto, a letra de seu novo título é controversa.

Parece que cada lançamento é ocasião para uma nova polêmica para Kanye West. Quatro dias depois de lançar seu novo single, o rapper cantou “Vultures” em uma boate de Dubai na presença de diversas celebridades, começando por Chris Brown. No entanto, para seu primeiro álbum desde as inúmeras controvérsias em torno do antissemitismo de Kanye West, ele decidiu ser provocativo. O rapper cantou “Como sou antissemita? Acabei de f*d&r uma vagabunda judia.”

Palavras e cena muito criticadas nas redes sociais, principalmente na publicação no Instagram da influenciadora americana Tanya Zuckerbrot. Ela escreve “O que é mais doentio? A letra ou o fato de Kanye West e Chris Brown acharem isso histérico? Idiotas doentes, masoquistas e antissemitas.” E as respostas ao seu post ficam todas no mesmo registro: “Estou sem palavras”, comenta um; “enojado”, diz outro; “Chris Brown é um abusador e Kanye West é um autoproclamado gênio psicótico e narcisista”, acrescenta um terceiro.

Em outubro de 2022, na primeira fila da Paris Fashion Week, Kanye West vestiu uma camiseta “ White Lives Matter ”, a resposta dos supremacistas brancos ao movimento “Black Lives Matter”.

Poucos dias depois, publicou uma série de mensagens antissemitas no Twitter, onde afirmou ter visto “coisas boas sobre Hitler” e também acusou a família de George Floyd de ser “ganancioso” depois que Floyd foi assassinado pelo então policial Derek Chauvin em 2020.
As marcas com as quais colaborou romperam contratos, começando por Adidas, Balenciaga e Gap.

Marcia Salomão

Publicitária, com formação em publicidade, propaganda, marketing e relações públicas, Atua nas áreas de produção editorial e assessoria de imprensa.