IsraelÚltimas notícias

Arqueólogos israelenses descobrem enorme parte de um aqueduto da era do Segundo Templo

A Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA) anunciou na segunda-feira,28 de agosto, que os arqueólogos descobriram uma parte substancial de um antigo aqueduto em Jerusalém, medindo 328 metros.

A seção foi considerada a mais longa já encontrada, parte do que é conhecido como Aqueduto Superior, e foi descoberta durante escavações arqueológicas antes da construção de uma escola na área de Givat Hamatos, em Jerusalém.

Construído durante o período do Segundo Templo (516 aC – 70 dC), o sistema de aquedutos foi usado para transportar água de fontes naturais perto de Belém, a cerca de 21 quilômetros de distância, até a capital, Jerusalém. Seus dois canais principais estavam em operação na época, com um descarregando água na área residencial da chamada “Cidade Alta”, que está localizada no atual bairro judeu e armênio da Cidade Velha, enquanto o segundo canalizava água para o Monte do Templo.

Após a queda de Jerusalém em 70 d.C., os romanos não só continuaram a utilizar esta infra-estrutura, mas também realizaram renovações, com melhorias estruturais no aqueduto. Moedas que datam da época romana foram encontradas no gesso utilizado para estas renovações, incluindo uma que celebra a revolta judaica contra o domínio do Império. Segundo os arqueólogos Ofer Sion e Rotem Cohen, essas moedas podem ter sido inseridas como talismãs para “trazer boa sorte”.

Vista de um trecho do aqueduto de nível superior encontrado no bairro de Givat Hamatos, em Jerusalém. Emil Aladjem/IAA.Reprodução do Twitter.

Marcia Salomão

Publicitária, com formação em publicidade, propaganda, marketing e relações públicas, Atua nas áreas de produção editorial e assessoria de imprensa.