Israel

Prédio do Knesset inaugurado há 57 anos neste mês

O edifício do Knesset em Givat Ram, em Jerusalém, foi inaugurado no mês de agosto, há 57 anos, numa grande cerimônia de Estado. A inauguração contou com mais de 6.000 participantes, incluindo chefes de 44 países e emissários de 47 comunidades da diáspora judaica. Cerca de 5.000 israelenses assistiram nas colinas em frente ao prédio.

O Knesset, como órgão legislativo, começou a operar em 1949 e, naquela época, circulava entre alguns edifícios em Jerusalém e Tel Aviv. Em 1950, reuniu-se na Casa Frumin, no coração de Jerusalém. Esta casa “temporária” serviu ao legislador durante 16 anos, graças a atrasos na construção do local de Givat Ram.

O edifício foi inaugurado e dedicado em Jerusalém, Israel. Embora o nome seja derivado da antiga assembleia da Era do Segundo Templo, dois não podem ser comparados. O Knesset HaGedolah era composto por 120 sábios, profetas e escribas que não foram eleitos e lidavam principalmente com assuntos religiosos – as orações como o Shmoneh Esre, que dizemos 3 vezes ao dia, são uma delas.

 Em 1957, o arquiteto Ossip Klarwein venceu um concurso para projetar o edifício Givat Ram. No entanto, o edifício que acabou por ser inaugurado foi completamente diferente dos seus planos, sendo antes uma mistura de vários arquitetos que mudaram ao longo dos nove anos de planeamento e construção do edifício. O prédio foi inaugurado em 30 de agosto de 1966 e, no dia seguinte, os MKs se reuniram nele.

O primeiro-ministro da época, Levi Eshkol, disse na cerimônia: “Este edifício, que abrigará dentro dele a legislatura do país, constitui um símbolo do renascimento de Israel em sua terra, um sinal da renovação de sua soberania, e um testemunho do seu pensamento em favor da democracia desenvolvida. A democracia em Israel tomou forma em tempos difíceis, tempos de provação, dias de crises e desafios estatais, militares, econômicos e sociais. Tomou forma numa luta amarga contra a hostilidade, ameaças e ataques do exterior.”

Ele acrescentou: “Na bigorna do Knesset será forjada a unidade nacional do povo; entre seus muros se formará a maravilhosa união das crianças que retornaram às suas fronteiras após a terrível destruição que se abateu sobre elas. Aqui estará Israel unificado, que carregou seu pacote nas suas eternas andanças, na sua cultura e na sua esperança de outros dias, com a qual se lutou e alcançou a sua existência, apesar da sua dispersão e dor incessante.

 “Ao olhar para esta instituição suprema, a nação em Israel e na Diáspora saberá que há uma recompensa pelo seu trabalho, e não foi em vão a sua luta pela existência e o desejo de redenção ao longo das gerações.”

Imagem:

Cerimônia de inauguração do prédio do Knesset 30-08-1966.Photography Department of the Israel Government Press Office, domínio público, via Wikimedia Commons.

Marcia Salomão

Publicitária, com formação em publicidade, propaganda, marketing e relações públicas, Atua nas áreas de produção editorial e assessoria de imprensa.