IsraelÚltimas notícias

Exército de Israel recruta pela primeira vez mulheres para o posto soldados de tanque

Pela primeira vez, soldados israelenses do sexo feminino serão permanentemente destacados como combatentes de tanques no Corpo de Proteção de Fronteiras, anunciaram os militares israelenses.

A decisão seguiu uma avalição “completa e ampla” de dois anos, que incluiu três ciclos de recrutamento e treinamento, bem como um período “significativo” de atividade operacional de um ano, de acordo com as Forças de Defesa de Israel.

Operando tanques Merkava IV, operadores de tanques exclusivamente femininos servem sob a Brigada Paran e atuam como operadoras de tanques no Batalhão Caracal de gênero misto.

Cerca de 19 mulheres iniciaram o segundo programa piloto e concluíram o treinamento básico com tropas de unidades de defesa de fronteira mistas.

Cada vez mais soldadas são integradas em funções de combate no exército israelense. Em 2021, 18% de sua força de combate era composta por mulheres, contra três por cento em 2012.

Em julho, os militares nomearam uma mulher – major Or Livni – para chefiar o batalhão Caracal, que antes era comandado apenas por homens.

Um mês antes, os militares divulgaram que permitirão experimentalmente que recrutas de combate femininas se juntem à Unidade 669, que realiza missões de busca e resgate de combate aéreo; a unidade de engenharia de comando de elite Yahalom; e uma divisão de mobilidade no Corpo de Infantaria.

Foto:

Mulheres combatentes de tanques nas forças armadas israelenses. Foto: IDF

Marcia Salomão

Publicitária, com formação em publicidade, propaganda, marketing e relações públicas, Atua nas áreas de produção editorial e assessoria de imprensa.