judaísmoMundoÚltimas notícias

Extrema direita polonesa grita morte aos judeus no dia da Independência do país

Cantando ‘morte aos judeus’, nacionalistas de extrema direita se manifestam na Polônia no Dia da Independência nacional

Marchas na Polônia na quinta-feira (11/11) comemoraram o centenário da reconquista da independência do país, com manifestantes gritando slogans antissemitas.

Milhares de manifestantes com bandeiras polonesas participaram da marcha anual do Dia da Independência, no centro de Varsóvia, organizada pela extrema-direita com o apoio do Governo nacionalista da Polônia.

Na cidade de Kalisz, cantando “morte aos judeus”, nacionalistas poloneses de extrema direita queimaram a réplica de um documento histórico que consagra o status legal dos judeus na Polônia, informou a Agência Telegráfica Judaica (JTA).

O Estatuto de Kalisz de 1264, o documento cuja réplica foi queimada no comício, deu aos judeus que viviam na Polônia um certo grau de proteção ao proibir os ataques antissemitas, servindo como um modelo importante para legislação posterior.

Foto: Demonstração antissemita na Polônia (Reprodução do Twitter)

O prefeito liberal da cidade, Rafal Trzaskowski, tentou proibir a marcha, dizendo que a cidade não era lugar para “slogans fascistas”, mesmo tendo um tribunal para decidir pela proibição.

A polícia polonesa disse em um comunicado que estava investigando as imagens da manifestação “perturbadora”, enquanto o ministro do Interior, Mariusz Kaminski, disse esperar que “as pessoas que organizaram a vergonhosa e escandalosa assembleia em Kalisz em 11 de novembro sofrerão consequências legais”.

O ministro das Relações Exteriores de Israel, Yair Lapid, condenou através do Twitter o incidente.

“O horrível evento antissemita na Polônia lembra a todos os judeus do mundo do ódio e do perigo do antissemitismo quando ele não é erradicado”, escreveu Lapid em hebraico.

As relações entre os dois países estão tensas após a aprovação por Varsóvia de uma lei controversa que restringe severamente a capacidade dos judeus de recuperar propriedades confiscadas pelos ocupantes alemães nazistas e retidas pelos governantes comunistas do pós-guerra.

A Polônia recuperou a sua independência em 11 de novembro de 1918, após 123 anos de domínio pela Rússia, a Prússia e o Império Austro-Húngaro.

Marcia Salomão

Publicitária, com formação em publicidade, propaganda, marketing e relações públicas, Atua nas áreas de produção editorial e assessoria de imprensa.