Há 80 anos judeus eram segregados da população polonesa
Há 81 anos, nesta data,os judeus são segregados do resto da população polonesa- o gueto de Varsóvia é selado.
Em 1939, quando os nazistas invadiram a Polônia, a comunidade judaica de Varsóvia, que na época representava cerca de 30% da população da cidade, era a segunda maior do mundo.
Antes do Holocausto, a cidade era um próspero centro da vida judaica, lar de mais de 350.000 judeus. Mas, imediatamente após a invasão, os nazistas estabeleceram um Judenrat (Conselho Judaico) e o encarregaram de estabelecer um gueto judeu na cidade.
Em 7 de agosto de 1940, os alemães ordenaram que todos os judeus deixassem imediatamente o que se tornaria o distrito alemão. Os judeus que já moravam no distrito polonês podiam ficar temporariamente, enquanto os judeus que vinham para Varsóvia só podiam viver atrás dos muros do distrito judeu. Os poloneses tiveram que deixar o bairro judeu.
O que começou a seguir foi um período de peregrinação em que centenas de milhares de pessoas, poloneses e judeus, foram forçadas a deixar suas casas.
Em 16 de novembro de 1940, os alemães selaram as fronteiras do Gueto de Varsóvia, prendendo 460.000 judeus atrás de muros que eles próprios pagaram e construíram.
Ao fechar, separar e fechar hermeticamente a “Área Residencial para Judeus”, como os alemães chamavam eufemisticamente de gueto, eles criaram o maior bairro judeu fechado da Europa ocupada.
Os judeus tiveram que construir o muro às suas próprias custas. A construção não foi fácil e suscitou muitos problemas técnicos de abastecimento de água e rede elétrica.
Nem todos os fragmentos da parede do Gueto de Varsóvia foram construídos do zero; paredes já existentes, separando pátios ou paredes de edifícios, eram frequentemente utilizadas.
Pessoas morrendo de fome e doenças, entre outras duas epidemias de tifo. Até julho de 1942, 92 mil pessoas morreram no Gueto de Varsóvia.
As tropas soviéticas libertaram a Polônia em janeiro de 1945. Acredita-se que apenas 11.500 judeus de Varsóvia sobreviveram ao Holocausto.
Foto:
O gueto, sendo separado do resto de Varsóvia por um muro.