CulturajudaísmoÚltimas notícias

Herdeiros da Terra, a minissérie que dá importante destaque à vida dos judeus na Espanha medieval e à Inquisição

Já está disponível na plataforma de streaming Netflix a minissérie histórica Os Herdeiros da Terra que é a continuação –embora possam ser vistas de forma independente– de A Catedral do Mar, ambos do escritor Ildefonso Falcones.

A história

A história se passa na Barcelona medieval, no século XIV. Hugo Llor, filho de um marinheiro falecido, trabalha nos estaleiros (conjunto de edifícios e estruturas que serviam, em princípio, para a construção de galés e navios de guerra ao serviço do rei de Aragão Pere, o Grande) graças à proteção de Arnau Estanyol, um dos homens mais prestigiados da cidade. O sonho do jovem é se tornar um construtor naval, mas a intervenção da família Puig, inimiga de Estanyol, atrapalha seu caminho devido ao desejo de vingança.

Mas Hugo é obrigado a deixar o bairro da Ribera para trabalhar com Mahir, um judeu, com quem crescerá e começará a viver as paixões da vida: graças a ele, aprenderá os segredos do vinho, descobrirá sua paixão pelo terra, e conhecerá seu primeiro amor: Dolça, sobrinha de Mahir.

Os Herdeiros da Terra contêm muitos saltos de tempo diferentes (às vezes um tanto intrigantes) e abrange mais de 30 anos de história, desde o final do século XIV até o início do século XV. É por isso que vemos Hugo crescer e passar pelas diferentes fases da sua vida, mas também por todos os acontecimentos históricos que o cercam.

Como viviam os judeus na Espanha medieval

Da mesma forma, são expostas as três religiões que existiam na península naquela época: cristã, judaica e muçulmana, com claras diferenças entre elas. Apesar de ter uma certa convivência no início, mostra-nos alguns dos assaltos às judiarias que ocorreram em Barcelona, ​​as conversões forçadas de judeus ao cristianismo ou muçulmanos que trabalham no cultivo de vinhas.
Judeus espanhóis ganham destaque em série da Netflix sobre a Inquisição
A série também mergulha profundamente no que significava viver como judeu na Espanha na época, quando o país estritamente católico começou sua queda na perseguição organizada de minorias que culminou com a Inquisição.

Os criadores da série disseram que queriam ir além das cenas dramáticas de execução e violência que são típicas das produções espanholas que dramatizam a história judaica sefardita.

“Você tem várias referências à Inquisição e ao antissemitismo na produção histórica recente, mas eu queria ir além e mostrar a textura da vida de um judeu na Espanha pouco antes da expulsão”, disse o produtor executivo Jordi Frades, que não é judeu.

Possivelmente a produção mais fortemente judaica do gênero na Espanha.

Foto – Os Herdeiros da Terra (divulgação Netflix)


Veja aqui o trailer da minissérie:

Marcia Salomão

Publicitária, com formação em publicidade, propaganda, marketing e relações públicas, Atua nas áreas de produção editorial e assessoria de imprensa.