IsraelMundoÚltimas notícias

Israel inicia campanha de vacinação contra a poliomielite

A campanha de vacinação contra a poliomielite em Israel aplicou doses em 16.066 crianças, segundo o Ministério da Saúde neste domingo (27). Foram registrados sete casos de pólio na área de Jerusalém em pessoas não vacinadas, sendo um sintomático e seis sem nenhum sintoma.

O primeiro caso detectado em Israel ocorreu poucas semanas depois de um surto do vírus ter sido relatado no Malawi, na África. A cepa viral detectada no Malawi está ligada a uma que circula no Paquistão, onde a doença ainda é endêmica. A pólio também é endêmica no Afeganistão. Em Israel, ainda não está clara a origem do vírus.

 A Dra. Sharon Alroy-Preis, diretora de saúde pública do ministério, disse à emissora pública Kan que a campanha visará completar o regime de vacina de duas doses para crianças de três meses a 17 anos que tomaram apenas uma dose.

A campanha de vacinação contra a poliomielite, que abrangerá crianças de três meses a 17 anos.

No início deste mês, um caso de poliomielite foi detectado na cidade de Jerusalém, Israel, em um menino de quatro anos, anunciou o Ministério da Saúde local, detalhando também que ele não havia sido vacinado contra a doença.

Falando à rádio Red Bet, a Dra. Preis disse: “Estamos no meio de um surto de casos de poliomielite em Israel”. “Além de Jerusalém, o vírus foi encontrado em esgoto em Modi’in Illit e Tiberias. Chega onde há falta de vacinação e está se espalhando”, comentou.

A campanha começou esta semana em Jerusalém e depois se expandirá para o resto do país.

O último caso registra ado de pólio no país data de 1989. Entre 1950 e 1954, 4.700 israelenses adoeceram com pólio e 760 morreram da doença, informou o Canal 12 de Israel.

No Brasil o último caso de pólio foi em 1989 e o país tem certificado de erradicação desde 1994.

Apesar disso, o Brasil tem um “alto risco de reintrodução” da doença. A cobertura vacinal contra a pólio foi de 96,55% em 2012 para 67,71% em 2021, considerando as primeiras três doses da vacina no primeiro ano de vida da criança.:

QUAL É A VACINA EM USO ATUALMENTE?

A vacina administrada nos países desenvolvidos, inclusive no Brasil é a vacina Salk, injetável, de vírus inativado. Nos países subdesenvolvidos ou em regiões sem saneamento básico a vacina é a Sabin, gotinhas ingeríveis, de vírus atenuado. A grande ideia de Albert Sabin foi compreender que passando através do aparelho digestivo, os vírus atenuados da pólio iriam parar nos mesmos esgotos a céu aberto onde era encontrado o vírus normal da pólio e com isso, o ciclo de evacuação de fezes das crianças ampliava a possibilidade de contato e contágio com o vírus atenuado, imunizando assim as populações obrigadas a conviverem com valas negras em suas comunidades. E essa abordagem, inicialmente considerada absurda, resultou num sucesso absoluto.

Marcia Salomão

Publicitária, com formação em publicidade, propaganda, marketing e relações públicas, Atua nas áreas de produção editorial e assessoria de imprensa.