Macabíada em Israel. Biden em Israel. Israel está em festa. E Menorah está lá.
Os 21º Jogos Macabeus, conhecidos como “Jogos Olímpicos Judaicos”, já estão movimentando o país. Com sedes em 18 cidades diferentes e cerca de 10.000 atletas de 80 países que competem neste evento quadrienal participarão de 42 eventos esportivos que serão testemunhados por dezenas de milhares de espectadores. A Macabíada é o terceiro maior evento esportivo do mundo em número de competidores, depois dos Jogos Olímpicos e da Copa do Mundo da FIFA.
E Menorah estará lá, representada por seu colunista Moyses Akerman, que nos contará diretamente de Israel tudo que está acontecendo.
E é ele, Moyses Akerman, que nos conta como está o clima no país.
“Tanto a cidade de Tel Aviv quanto Jerusalém estão absolutamente em festa, assiste-se por todos os locais bares lojas a presença dos jovens atletas Macabeus de todas as partes do mundo. A presença do Biden em Israel, só para dar uma ideia da importância, ele está hospedado no Hotel King David e simplesmente o hotel pediu que todos os hóspedes que lá estavam se retirassem. A garantia obviamente da proteção do presidente dos Estados Unidos é total e a cidade vive então essa ansiedade.
A abertura dos jogos se dará agora na próxima quinta-feira, no dia 14 de julho, horário local, estarei dentro do estádio dando meu depoimento a vocês de Menorah, com imagens diretas. A presença do Brasil aqui também é fundamental. O Brasil também é falado e bastante observado por todos os demais países e com certeza, em uns dois ou três esportes, tais como, futebol, voleibol e natação, nós teremos destaques importantes.”
Hoje o mundo assistiu à chegada do presidente Biden ao país e está programado uma participação do governante na cerimônia de abertura dos Jogos Macabeus.
As Macabíadas acontecem normalmente a cada quatro anos, mas os jogos de 2021 foram adiados, devido à pandemia de coronavírus. O evento é organizado pela Maccabi World Union, uma organização internacional de esportes judaicos com 400 clubes em 80 países e a competição está aberta não apenas a atletas judeus, mas também a atletas israelenses de todo o mundo de qualquer religião.
Pela primeira vez, todas as partidas dos jogos serão transmitidas ao vivo em todo o mundo através da empresa israelense de tecnologia esportiva Pixellot, que completou uma rodada de financiamento de US$ 161 milhões em junho.
Sobre o assunto leia mais em: