MundoÚltimas notícias

Míssil russo contra Kiev cai a 100 metros da sinagoga central do Chabad

Segundo o governo ucraniano a Rússia lançou uma barragem de 83 mísseis contra a capital Kiev, de forma indiscriminada ou apenas contra alvos civis, caso tenham sido de fato dirigidos, no horário do rush para maximizar o número de civis mortos.

Ainda segundo o governo, 43 mísseis foram derrubados pelas modernas defesas antiaéreas da capital enquanto 40 outros atingiram a cidade. Um deles, a 100 metros da sinagoga central do Chabad, onde judeus estavam reunidos para a cerimônia e refeição de sucot.

Pelas informações divulgadas, todos conseguiram se proteger no porão da sinagoga quando as sirenes de ataque aéreo soaram. Não houve feridos entre os rabinos e frequentadores. Não foram divulgados os danos ou imagens do local, mas um impacto tão próximo de armas de grande potência explosiva causou danos não só à sinagoga como a todas as edificações da área.

Nada indica ter sido um ataque específico contra a sinagoga. As notícias preliminares dão conta de dez mortos e 60 feridos entre os cidadãos da capital.

Tentando ultrapassar as defesas ucranianas, compostas por sistemas antimísseis norte-americanos e alemães, Putin lançou mísseis por todos os lados, inclusive violando o espaço aéreo da Moldávia. O primeiro-ministro do país protocolou uma reclamação oficial (como se isso levasse a algum lugar), por três misseis cruise russos lançados de embarcação no Mar Negro terem cruzado os céus da Moldávia rumo a Kiev.

Imagem: captura de tela de vídeo de câmera de segurança veicular flagrando um dos mísseis atingindo área residencial de Kiev, postado no Instagram

José Roitberg

José Roitberg é um jornalista brasileiro e pesquisador em história, formado em Filosofia do Ensino sobre o Holocausto, pelo Yad Vashem de Jerusalém.