Videos descrevem os últimos 6 meses da vida de Anne Frank. Assista!
Em 4 de agosto de 1944, Anne Frank, na época com 15 anos foi presa com sua irmã, pais e outras quatro pessoas pela Gestapo depois de se esconder por dois anos dentro de um prédio em Amsterdã. (Anne e sua irmã, Margot, morreram no campo de concentração de Bergen-Belsen.).
Apenas o pai de Anne, Otto Frank, sobreviveu. Após a guerra, Otto publicou o diário de sua filha adolescente, que foi traduzido para mais de 70 idiomas. O edifício que abriga o anexo secreto tornou-se museu em 1960.
O Museu Casa de Anne Frank está lançando uma versão em inglês de três vídeos em que a atriz Luna Cruz Pérez interpreta a jovem cronista judia descrevendo os últimos seis meses de sua vida, desde a prisão até a morte em um campo de concentração.
“Anne Frank – After the Arrest” (Após a prisão) estreia nesta quinta-feira, 04 de agosto de 2022, 78 anos após a prisão de Anne, seus pais, sua irmã e quatro outros judeus que se esconderam com eles em um anexo secreto de uma casa em Amsterdã. Dois ajudantes não judeus também foram presos.
Esses vídeos estavam disponíveis anteriormente em holandês. Eles retomam onde o diário termina, descrevendo o que aconteceu com Ana e sua família após sua prisão. Relatos de testemunhas oculares forneceram algumas das informações.
A atriz que interpreta Ana fala para a câmera entre cenas angustiantes de prisão, transporte e as condições desumanas e tratamento dos judeus em campos de concentração: primeiro o campo de Westerbork, no leste da Holanda, e depois Auschwitz e Bergen-Belsen. Anne, 15, e sua irmã mais velha, Margot, morreram de tifo pouco antes da libertação de Bergen-Belsen.
Os três episódios, cada um com cerca de 15 minutos de duração, estão disponíveis no canal do museu no YouTube a partir das 19:00 GMT de quinta-feira.
Imagem: Luna Cruz Perez como Anne Frank e Noël van Santen como Otto Frank em Merwedeplein, Amsterdam. Copyright Anne Frank Stichting, foto de Ray van der Bas.
Assista ao trailer de lançamento a seguir.
A reconstrução
Em 4 de agosto de 1944, Anne Frank e outras pessoas escondidas foram descobertas e presas. Nesta reconstituição, você aprenderá o que sabemos sobre este dia, quando o que eles temiam por tanto tempo finalmente aconteceu.
A sexta-feira, 4 de agosto de 1944 era o 761º dia no Anexo Secreto, mais de dois anos desde o dia em que Anne e sua família entraram no esconderijo em 6 de julho de 1942.
Entre as dez e meia e as onze da manhã, os policiais apareceram no prédio da Prinsengracht 263 e foram encaminhados para o primeiro andar, onde estava o pessoal do escritório. A seguir, começaram a revistar o prédio.Durante a inspeção, hegaram ao patamar com a estante giratória, havia uma casa inteira escondida atrás da estante,foi então que os policiais descobriram a entrada do Anexo Secreto.As pessoas escondidas foram completamente pegas de surpresa. Por mais de dois anos eles viviam com o medo constante da descoberta. E agora, sem qualquer aviso, o momento havia chegado.Os 8 moradores do Anexo foram presos pelos policiais.
Algum tempo depois da prisão, Miep Gies voltou ao Anexo e viu papéis do diário de Anne espalhados pelo chão. Ela recolheu os papéis e os guardou em uma gaveta. Das oito pessoas escondidas, Otto foi o único a sobreviver à guerra. Quando voltou a Amsterdã após a libertação, Miep lhe entregou os papéis.
Leia mais sobre Anne Frank: