Cultura

Arquivo de Filmes de Israel publica filmes inéditos da Guerra de Yom Kipur

Antes do 50º aniversário da Guerra do Yom Kipur, o Arquivo de Filmes de Israel solicitou que as pessoas lhes enviassem filmes caseiros feitos durante o conflito de guerra e nos meses seguintes.

A equipe do Arquivo de Filmes de Israel sentiu que esses filmes caseiros ajudariam a traçar um quadro mais completo da guerra e seu impacto na vida israelense.

Muitos israelenses enviaram vídeos, que a equipe do arquivo começou a digitalizar, e alguns acabaram de ficar disponíveis no site https://jfc.org.il/

As imagens oferecem vislumbres da guerra que não chegaram às manchetes na época, porque não envolvem grandes batalhas ou figuras militares famosas, mas são fascinantes de assistir. Alguns foram filmados por jornalistas e fotógrafos que serviram na guerra.

O Diretor Executivo da Cinemateca de Jerusalém, Roni Mahadav-Levin, disse: “Preservar a história audiovisual da vida em Israel e tornar os tesouros do arquivo acessíveis ao público em geral através de um site dedicado é de grande importância para transmitir a história às gerações futuras. “Ao longo dos anos de trabalho no projeto de digitalização, a equipe do arquivo tornou públicos clipes raros que provavelmente nunca teriam sido preservados através das gerações ou alcançado o público em geral.”

“Como parte do projeto atual, pedimos ao público que transmita filmes caseiros feitos durante a Guerra do Yom Kipur, que foi um evento significativo na história do Estado de Israel e na vida de muitos israelenses. Através do projeto procuramos preservar os materiais para as gerações futuras e torná-los acessíveis ao público”, destacou.

Foto tirada durante uma visita ao Arquivo de Filmes de Israel na Cinemateca de Jerusalém. Trabalho Próprio. Daryag, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Marcia Salomão

Publicitária, com formação em publicidade, propaganda, marketing e relações públicas, Atua nas áreas de produção editorial e assessoria de imprensa.