CulturaIsraelÚltimas notícias

Ator de Fauda recusou a honra de acender uma tocha no dia de Independência de Israel

O artista e soldado ferido Idan Amedi (de azul na imagem) rejeitou a oferta de acender uma tocha na principal cerimônia estatal que comemora o início do Dia da Independência de Israel e afirmou que outros merecem ser homenageados por seu heroísmo a partir de 7 de outubro.

Amedi, cantor e ator da série de sucesso “Fauda”, foi gravemente ferido em uma explosão em 8 de janeiro, enquanto servia como comandante nas reservas do Corpo de Engenharia de Combate na Faixa de Gaz, resultando em queimaduras severas e lesões por estilhaços. O incidente, que resultou na morte de seis soldados e ferimentos em vários outros, incluindo Amedi, pode ter sido causado acidentalmente. Amedi, visivelmente debilitado e com braços enfaixados, compartilhou detalhes sobre sua condição ao chegar ao hospital: “Estava tão queimado que ninguém me reconheceu. Estilhaços perfuraram meu pescoço e coluna, e sou sortudo por não terem atingido nenhum vaso sanguíneo importante.”

Amedi disse que lhe foi oferecido acender uma tocha para a cerimônia sob o lema “heroísmo israelense”, mas decidiu recusar a oportunidade.

“Não há honra maior, mas infelizmente não posso aceitá-la este ano”, escreveu ele no Instagram. “Tantos heróis foram descobertos naquele mesmo Shabat negro. Algumas foram minhas tropas no passado ou na guerra atual.”

“Este ano ficarei em casa e comungarei com a sua memória, como muitos outros na nação de Israel”, escreveu ele. “Espero que talvez no futuro me seja dado o mérito de levantar uma tocha graças às palavras que escrevo e não por heroísmo de guerra.”

O ator garantiu que um dia escreverá sobre suas experiências na guerra e não se arrepende da decisão de entrar na luta.

Após receber alta do hospital no mês passado, ele disse que esperava retornar à sua antiga carreira como artista.

Um comité oficial escolhe 12 pessoas para homenagear acendendo tochas na cerimónia anual no Monte Herzl, que marca a transição do Dia da Memória para o Dia da Independência e que este ano acontecerá em 13 de maio.

Marcia Salomão

Publicitária, com formação em publicidade, propaganda, marketing e relações públicas, Atua nas áreas de produção editorial e assessoria de imprensa.