IsraelÚltimas notícias

Rapaz descobriu uma lamparina de 1.600 anos em Israel, numa excursão escolar

Com apenas 16 anos, Yonatan Frankel, que mora em Hod Hasharon, descobriu acidentalmente uma lâmpada de azeite de 1.600 anos perto do forte romano Meza Tzafir.

A descoberta ocorreu no contexto de uma excursão escolar, ao longo da rota chamada Scorpions Ascent, no sul de Israel. É uma lamparina a óleo criada em Petra, aproximadamente no século IV, que era utilizada pelos soldados romanos que guardavam um forte na rota comercial de cobre e ouro que passava pela região. Uma lâmpada idêntica já havia sido encontrada naquele mesmo local há 90 anos.

Yonatan, que caminhava pela área, pegou uma pedra do chão, que estava cheia de terra. Mas quando o pegou viu que tinha um desenho. Quando levou o objeto ao guia, ele rapidamente providenciou para que ele fosse transferido para Alex Freiber, arqueólogo do subdistrito do Distrito Sul de Negev, funcionário da Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA).

Eli Escusido, diretor do IAA, agradeceu a Yonatan e observou que “cada objeto que nos é dado é guardado pelo departamento do Tesouro Nacional e cada objeto pode lançar uma luz significativa (como é o caso aqui) sobre o nosso passado”. Além disso, Yonatan recebeu um certificado de mérito pela sua descoberta e pela sua boa cidadania.

Marcia Salomão

Publicitária, com formação em publicidade, propaganda, marketing e relações públicas, Atua nas áreas de produção editorial e assessoria de imprensa.