Cultura

Saiba mais sobre Artur Rubinstein

Artur Rubinstein, virtuoso pianista polonês americano, é considerado por muitos como o principal intérprete do repertório do século XX. Ele nasceu em 28 de janeiro de 1887 na cidade de  Łódź, na Polônia.

Rubinstein teve suas primeiras aulas de piano com Adolf Prechner em ŁódźRubinstein tinha sete anos quando fez sua primeira aparição pública e fez sua estreia europeia em Berlim aos 13 anos.

Após sua mudança para Paris em 1904, Rubinstein conheceu o empresário Gabriel Astruc e assinou um contrato com ele. Isso deu início a sua grande carreira internacional, levando-o em turnês mundiais.Em 1917-18 realiza sua primeira viagem artística à América do Sul, apresentando-se em Buenos Aires e, várias vezes, em Montevidéu, Santiago do Chile e Rio de Janeiro.

Em 1932, casa-se com Anelia Mlynarska, bailarina, poliglota e dotada de múltiplos talentos. Tiveram 4 filhos : Eva, Paul, Alina e John.

Foto de Ronaldo Gomlevsky

Depois que as leis antijudaicas de Mussolini foram proclamadas em 1938, Rubinstein cancelou seus shows na Itália, devolveu as condecorações recebidas do governo italiano e, em outubro de 1939, partiu com sua família para os Estados Unidos. Rubinstein foi considerado um intérprete mestre da obra de Chopin.O pianista  era conhecido como um extrovertido e espirituoso e um contador de histórias, mas também era um músico sério Ele fez mais de 200 gravações.

Rubinstein se tornou cidadão americano em 1946, recusando-se a tocar na Alemanha em protesto contra os crimes nazistas.

Sua primeira visita pós-guerra à Polônia ocorreu em 1958 e incluiu concertos em Cracóvia e Varsóvia. Amante da vida,continuaria a percorrer o mundo por mais30 anos apesar de um princípio de cegueira que se manifesta em 1975. Sua última aparição pública foi no Wigmore Hall de Londres em maio de 1976, e sua última visita à Polônia e à sua cidade natal ocorreu em 1979.

Ao todo, Rubinstein se apresentou mais de seis mil vezes e sua carreira continuou por mais de oitenta anos. Ele faleceu em 20 de dezembro de 1982, em Genebra,na Suíça .

Na foto, o filho favorito da cidade de Łódź é homenageado por meio de um monumento no local onde se localizava a casa de sua infância, na rua Piotrkowska 78.Pesando uma tonelada e representando o pianista anão atrás de um piano alado, a escultura criou polêmica. Uma caixa de música fazia parte do pacote original e, com a inserção de uma moeda de dois zlotys, os visitantes podiam escolher uma melodia de piano que seria tocada. Os turistas adoraram, os críticos odiaram – sem mencionar os residentes que o barulho incessante. Figuras da arte local atacaram a instalação, citando mão de obra amadora e proporções de má qualidade. Para acalmar os ânimos a caixa de música acabou sendo removida.

Marcia Salomão

Publicitária, com formação em publicidade, propaganda, marketing e relações públicas, Atua nas áreas de produção editorial e assessoria de imprensa.