judaísmo

Serge e Beate Klarsfeld: o casal que caça nazistas

Beate esteve no Brasil caçando Mengele. Sergio criou a instituição Filhos e Filhas de Judeus Deportados da França. Os dois juntos moveram montanhas, perderam e ganharam batalhas, mobilizaram judeus e não judeus, correram atrás de nazistas.

Duas grandes figuras esse casal Klarsfeld. Ele advogado, ela militante e dona de casa. Menorah esteve na casa deles em 2009 e a entrevista que concederam faz parte da edição 600 Os Judeus da França.Assim Serge começa a contar sua história.

“Foi a memória do Holocausto que me fez denunciar nazistas, sacudir as consciências do mundo. Casei-me com uma alemão não judia que tinha uma enorme dose de consciência sobre o que os nazistas realizaram de criminoso.Ela despertou minha vontade de entrar nessa guerra. Entramos juntos com nossas forças.

Conseguimos em vários momentos e em inúmeros casos mobilizar a comunidade francesa em relação ao Holocausto, escrevendo artigos, publicando livros, pesquisando, montando exposições e, também, com denúncias e ações práticas. Com nosso trabalho, conseguimos fazer julgar muitos criminosos nazistas na França e na Alemanha. Klaus Barbie foi um desses casos.

Beate denunciou muitos nazistas que queriam ter vida política normal, como se nada tivessem feito de mal.Nossa batalha é constante. Conseguimos pequisar e encontrar dados de cada um dos 76 mil judeus deportados da França para campos nazistas. Inclusive, onze mil crianças.

Conseguimos responsabilizar o governo francês sobre o que ocorreu no Holocausto. Presidentes se desculparam com o mundo.

Nossa atuação oferece condições para que o jovem estudante francês, judeu ou não, possa se informar sobre o que ocorreu no país durante a ocupação nazista.

Jamais teria feito o que tenho feito em homenagem às vítimas do Holocausto se não tivesse me casado com Beate. Eu sabia o que deveria ser feito, mas ela, sim, é que foi a força motriz, o motor ligado de tudo o que fizemos e continuamos a fazer.”

Marcia Salomão

Publicitária, com formação em publicidade, propaganda, marketing e relações públicas, Atua nas áreas de produção editorial e assessoria de imprensa.